sábado, 27 de novembro de 2010

Sem compromisso / Deixa a menina - Chico Buarque e Mart'nália

Mambembe - Chico Buarque e Roberta Sá

Eu li no Luis Nassif On Line

Enviado por luisnassif, sab, 27/11/2010 - 10:48
Por Gunter Zibell

Dos Blogs de Brasilianas

Estamos sempre falando, semana sim semana não, da questão de uniões homoafetivas. Em cerca de 30 países isso já é felizmente possível.

Um resumo disso é encontrado na wikipedia. Li por alto, não concordo com tudo (wikipedia sempre é falível) mas parece um bom apanhado. O articulista, aparentemente de Portugal (há um trecho só sobre a aprovação recente lá), faz distinção entre casamento e união civil, mas não vi explicação da distinção de direitos. Não importa, acho que debater se o nome certo é casamento, união civil ou parceria civil é o de menos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento_entre_pessoas_do_mesmo_sexo

Desconfio que possa haver algumas falhas no levantamento, mas é relevante notar como se acelera o reconhecimento civil das nossas uniões e que em grande parte se trata de países de maioria católica:
Parceria civil homoafetiva : o Brasil na retaguarda

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Silêncio dos blogs sobre a violência homofóbica

Por que os blogs se calam diante da violência contra gays nas grandes cidades? Queria replicar matérias, porque não domino o assunto, mas fico estarrecida com a naturalidade e indiferença com que as pessoas à minha volta tratam a homofobia. Na minha pesquisa, não encontrei matéria nos blogs que respeito e frequento. O único lugar onde vi menções sobre os fatos recentes foi no Estadão (?!). Claro que não tenho autorização para copiar a matéria. Diante disso, lanço a pergunta: em defesa das minorias, quem dentre os bloguistas ousaria ocupar seu tempo com uma matéria específica sobre os motivos pelos quais o projeto de lei 122/2006 não foi votado até agora? Quem, dentre os jornalistas de nome, sairia agora em defesa dos grupos LGBTT?
Sonia Nascimento